Ter esperança

Hoje ouvia Sergio Cortella na rádio CBN e ele citou que devemos ter esperança, mas do verbo esperançar…

Esperança… fiquei alguns minutos refletindo sobre a nossa atitude quando falamos essa palavra. Muitos de nós, talvez a maioria, pensa em esperança como uma forma de esperar, de forma passiva, que algo aconteça.

Quando dizemos “tenho esperança que a vida melhore”, queremos dizer que aguardamos passivamente que algo aconteça para a vida melhorar… nos isentamos da nossa própria responsabilidade sobre o que esperamos (nesse caso, que a vida melhore).

Essa atitude passiva é uma forma gentil conosco mesmo para não agir em nosso mundo, de dar a nós mesmos a licença de nos mantermos na zona de conforto.

Cortella fala de esperança do verbo esperançar, que tomou (talvez) emprestado a definição de Paulo Freire. Esperança que vem de esperançar é “a capacidade de olhar e reagir àquilo que parece não ter saída. É ir atrás, se juntar e não desistir.”

Então quando você fala que tem esperança de que um amigo melhore de sua doença, você espera que ele melhore em breve… mas e se você esperançasse, iria fazer uma visita a fim e melhorar seu humor, seria voluntário para ajuda-lo em seus afazeres, descobriria uma dificuldade que ele está tendo e o ajudaria naquilo. Isso é reagir, ir atrás!

Se você tem esperança de passar num concurso, provavelmente sonha em passar, pensa até no que fará quando estiver assumido seu cargo! Mas se você esperançasse provavelmente teria planejado seus estudos e estaria estudando com determinação, estaria lendo muito e debatendo sobre política, economia e tecnologia com seus amigos e colegas. Isso é ir atrás, se juntar e não desistir!

Se você tem esperança que a empresa que trabalha melhore, deve estar criticando a empresa e seus procedimentos, observando os pontos ruins de seu trabalho… Mas e se esperançasse estaria melhorando seus próprios processos, ajudando seus colegas a melhorarem os deles, sugerindo mudanças ao seu alcance, estaria ajudando a melhorar!

Se sua empresa está no vermelho, mas você tem esperança que tudo melhore ano que vem, provavelmente está torcendo para que o governo ajude os empresários, que o mercado volte a se aquecer, que os clientes voltem a comprar com você! Mas esperançando você estaria procurando criativamente formas de reduzir custos, negociando com fornecedores, melhorando a qualidade de seus produtos para vender mais ou mais caro, conversando com outros empresários sobre suas dificuldades… Sempre há algo a mais que você pode melhorar hoje!

 E quando você fala que tem esperança no Brasil, está esperando que o governo mude, que a corrupção diminua, que as pessoas carentes sejam atendidas, que o país evolua economicamente… Mas se você esperançar provavelmente pensaria em ser parte da mudança, sendo honesto e integro se achar que é isso que os políticos precisam, sendo caridoso e humanitário se acha que é o que o país precisa, sendo produtivo e eficiente se acha que é isso que o Brasil precisa para crescer…

Enfim, quando mudamos nossa forma de ver e sentir a esperança de esperar para esperançar, damos a nós mesmos a chance de sermos protagonistas de nossas vidas… ao invés de meros espectadores! 

Esta entrada foi publicada em Autoconhecimento e marcada com a tag , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *