Como atingir metas

 

Nossa vida sem metas estabelecidas é um barco a deriva, que vai pra onde as águas e os ventos nos levam. Já falei sobre planejamento e metas em alguns posts. Porém, ainda não escrevi sobre como estabelecer metas e alcança-las!

Uma boa meta nos leva mais perto dos nossos sonhos e está alinhado ao nosso propósito. Podemos ter metas fora dessa linha, mas provavelmente não serão tão motivadoras. E um bom motivo para realizar uma meta é fundamental para não desistirmos no meio do caminho.

Por exemplo, você quer falar inglês! Mas por que?

Se sua resposta for: “Porque preciso para evoluir no trabalho” ou “Porque todo mundo precisa falar inglês”… não parece muito motivador!

Mas se você gosta de viajar e interagir com as pessoas pois é importante para você conhecer novas culturas e participar dela através das pessoas locais! Aprender línguas é fundamental!

É um motivo muito forte para você conquistar essa meta!

Ok, agora você precisa estabelecer os critérios do que significa atingir essa meta! Devem ser coisas que você pode medir ou verificar se cumpriu ou não.

Por exemplo, no caso de “falar inglês”, você pode estabelecer como critérios:

1. terminar o nível avançado do curso de inglês X

2. passar na prova TOEFL iBT

3. manter uma conversa com um nativo de língua inglesa com fluência.

Estabelecidos os critérios, quando você cumpri-los, terá conquistado a sua meta.

Há mais uma característica importante numa meta! Você precisa ter uma data de conclusão!

Estabelecer um prazo e uma data, cria comprometimento! Você se sente inseguro em estabelecer uma data? Essa insegurança é seu medo de se comprometer com ela! Quebre essa barreira e defina uma data que você ache viável realizar!

No exemplo de “falar inglês”, você pode definir que terminará o curso de inglês em dezembro/2018 e que fará a prova TOEFL em janeiro. Para comprovar que consegue manter uma conversa fluente, vai encontrar um conhecido de seu amigo até dezembro/2018.

Verifique e ajuste os critérios e a data de conclusão para que sejam realistas. Portanto avalie quantas vezes por semana vai se dedicar ao estudo, se tem o dinheiro disponível para isso e se o prazo condiz com a programação da escola.

Caso você tenha várias metas, verifique se os prazos e critérios não interferem entre si. Lembre-se que você só tem 24 horas por dia e bem menos tempo para realizar suas metas por dia.

Por exemplo, o tempo utilizado para o estudo de inglês estará indisponível para outras atividades. O dinheiro investido no curso estará indisponível para outros projetos.

Então você tem suas metas e agora como atingi-las?

Um passo de cada vez!

Pense nas ações que terá para atingir a meta. Pense também em eventos que indicarão seu progresso. Anote-as definindo critérios e datas para as ações e eventos.

Por exemplo, o curso de inglês tem um calendário, estabeleça como eventos as datas programadas das provas de passagem de nível. Estabeleça ações concretas de realizar a matrícula e frequentar as aulas com datas definidas. Defina quando vai marcar o teste TOEFL e quando começará a buscar pessoas para conversar em inglês.

Com todas essas ações e eventos anotados, parta para a ação. Você já tem as atividades e datas!

Agora vai lá e faz!

Esta entrada foi publicada em Autoconhecimento e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *