Meu passado me construiu, mas não me conduz

 

Uma amiga me confessava que só queria olhar pra frente, construir um novo futuro e esquecer o passado.

Ela tem lá seus motivos e em parte concordo com ela. Precisamos projetar o futuro sem as mágoas e travas do passado e fazer acontecer esse futuro no presente.

Mas como nos livrarmos das consequências e sequelas do passado?

Como podemos esquecer uma magoa se a sensação volta ao vermos algo sobre a pessoa ou situação? Já percebeu que algumas coisas parecem sempre acontecer conosco quase do mesmo jeito? Relacionamentos que não dão certo acabam do mesmo jeito, atraímos pessoas com características que não gostamos, nos pegamos cometendo os mesmos erros e entrando nas mesmas arapucas da vida.

Por que será que isso acontece?

É por que temos um mecanismo que nos faz repetir sempre o mesmo comportamento, mesmo de forma inconsciente.

Quando entramos num relacionamento sempre procuramos um mesmo padrão na outra pessoa (mesmo que sejam padrões que não gostamos) e nos comportamos da mesma forma que outros relacionamentos e assim estimulamos a mesma resposta do outro… assim, o fim da história é sempre a mesma. Mesmas mágoas, mesmas reclamações, mesmas desculpas!

Assim como nos relacionamentos, temos esse mesmo mecanismo no trabalho, nas amizades, nas festas e até conosco mesmo!

Claro que muita coisa a gente aprende com isso! Mas muito também, apesar disso, repetimos e repetimos…

Então como podemos construir um futuro diferente sem pensar no passado se inconscientemente reproduzimos esse passado que nos magoou?

O passado é importante se quisermos mudar nosso futuro! Mas precisamos de um olhar diferente daquele que só assiste um filme! Precisamos de um olhar mais profundo sobre nós mesmos, precisamos aceitar sinceramente nossos erros e entender que, de alguma forma, tudo que acontece em nossas vidas nós decidimos que fosse desse jeito (mesmo de forma inconsciente) através de nossos comportamentos e reações.

Se identificamos esses comportamentos e reações e procurarmos entender porquê fizemos aquilo, ligar o que fizemos antes e depois, lembrarmos as justificativas que demos a nós mesmos, identificarmos que culpas atribuímos aos outros e que desculpas demos quando as coisas não deram certo, estaremos começando a nos conscientizar de nossos comportamentos. Quando nos conscientizamos (sinceramente) da nossa parcela de culpa sobre os acontecimentos uma reação mágica acontece! Passamos a saber exatamente o que não queremos ser!

E se os caminhos que você trilhou até o momento foram definidos pelos seus comportamentos e reações, os caminhos futuros serão diferentes se você reagir e se comportar de forma diferente! E modificar os comportamentos de forma consciente fará você ter controle sobre seus caminhos e, consequentemente, sobre sua vida!

Nosso passado nos construiu até agora com nossos hábitos, certezas, modelos de comportamento e reações automáticas… mas de forma consciente, podemos identificá-los e decidir não fazer mais daquele jeito! Só isso fará uma grande diferença!

Esta entrada foi publicada em Autoconhecimento e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *