O que é Mentoring?
O mentoring é um processo de relacionamento interpessoal, talvez tão antigo quanto a própria sociedade.
Esse tipo de relacionamento acontece espontaneamente em qualquer ambiente, basta que haja uma pessoa com experiência num assunto e que esteja disposto a ensinar e colaborar com o crescimento de outros (o mentor) e outra pessoa que esteja interessada naquele assunto e que esteja disposto a ouvir e aceitar as intervenções da pessoa mais experiente (o mentorado ou mentee).
Geralmente faz o papel de mentor pessoas que gostam de colaborar e tem grande satisfação em ver sua colaboração ser útil para alguém. E do outro lado, pessoas menos experientes, vêem naquela pessoa alguém com que podem admirar e aprender. Se houver comunicação e empatia entre ambos, pode-se formar uma parceira de mentoring que chamamos de expontâneo.
Nessa relação o mentor é uma espécie de guia, um conselheiro que ajudará o mentorado a crescer naquela área de conhecimento do mentor. Por outro lado, o mentorado se espelha no comportamento do mentor e segue os seus conselhos naquela área de conhecimento.
Mentoring Formal
No mundo corporativo, o Mentoring mostrou excelentes resultados e desde a década de 1970 vem sendo estudado formalmente para potencializar sua atuação. Foram feitos estudos sobre o perfil de mentores e mentorados, estudou-se o que acontece durante a relação de mentoring e que comportamentos são mais favoráveis para o mentor e mentorado para extrair o melhor dessa relação.
Há iniciativas nas empresas que vão desde explicar aos funcionários sobre o mentoring e estimula-los a procurar seus pares (mentor-mentorado) até programas estruturados e planejados que estão dentro do programa de crescimento interno.
Como acontece o Mentoring Formal?
Para que um processo de mentoring aconteça formalmente, é necessário que tanto mentor e mentorado passem por um treinamento para entender suas responsabilidades e limites.
O mentor, além do conhecimento que quer passar, precisa estar preparado para esse relacionamento:
– como geralmente é ele quem escolhe o mentorado, aceita-o sem prejulgamentos, deixando que ele seja o que ele é.
– em seus aconselhamentos, deve ter ouvido ativo, entender o contexto de seu mentorado e desenvolve seu aconselhamento baseado no diálogo.
O mentorado precisa:
– deve ter confiança nas palavras do mentor, mas ter ouvido ativo para entender suas razões. Ao colocar seus pontos de vista, sempre com diálogo.
– sempre deixar sua opção de ação explicita para o mentor, ou seja, comunicação clara e transparente. Dessa forma evita-se mal entendidos e decepções.
A partir de um certo momento do relacionamento a dupla pode estreitar até o ponto em que o mentor sente confiança total no mentorado, passando a ter um interesse autêntico no sucesso do mentorado. A consequência dessa mudança é que o mentor passa de conselheiro para patrocinador, ajudando o mentorado a conquistar novas posições e defendendo essas posições com seus pares.
Benefícios de um programa de mentoring
Um programa de mentoring na empresa é benéfico para todos os lados:
Para o mentorado:
– se insere na cultura da empresa mais rápido
– aprende mais rápido os processos e procedimentos técnicos
– aumenta sua autoconfiança e satisfação no trabalho
– facilita o crescimento no trabalho e na carreira
– aumenta rede de relacionamento (interagindo com a rede do mentor)
Para o mentor:
– aumenta satisfação pessoal e sentimento de contribuição
– revigora a carreira e estimula o desempenho
– apoio e lealdade dos mentorados
– aumenta rede de relacionamento (interagindo com a rede do mentorado)
Para a empresa:
– disseminação mais rápida da cultura da empresa
– aumenta a velocidade de adaptação de novos colaboradores
– retenção do conhecimento tácito (conhecimento não formal de processos e procedimentos)
– desenvolvimento de lideranças
– aumento de produtividade geral
– redução de custos de treinamento
Com um programa sólido e permanente de mentoring, a empresa ainda ganha a capacidade de:
– maior suporte nos processos de mudança de cultura (os mentores treinados disseminam a cultura e aceleram a aceitação)
– ganho na eficiencia de processos de ascensão e sucessão
– melhor aproveitamento de talentos (mentores detectam talentos mais cedo e ajudam aumentar seu potencial).
Quem precisa de mentoring?
Todos temos, tivemos e teremos mentores em nossas vidas!
Mas quando falamos do mentoring formal, ou organizacional, quanto maior a cultura de mentoring na empresa, maiores serão os benefícios do compartilhamento e disseminação especializada de conhecimento e cultura que um programa de mentoring proporciona.
A empresa pode criar programas de mentoring para:
– sucessão e ascensão de lideres
– aumentar a velocidade de adaptação de treinees e estagiários
– desenvolver lideranças nos escalões mais baixos
A empresa também pode criar um programa permanente de mentoring, que estenderia os benefícios na:
– disseminação da cultura da empresa
– aumento da adaptação de novos colaboradores
– maior integração e interação dos colaboradores
– aumento geral da produtividade e satisfação
– retenção do conhecimento tácito da empresa.