Tempo de travessia

“Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma de nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos que nos levam sempre aos mesmos lugares. 

É o tempo da travessia e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos.”

Fernando Pessoa

Outro dia estava sentado no muro da varanda da minha nova casa, de volta a rua que frequentei quase minha vida toda. Observava as casas da rua, a vizinhança e até os prédios no horizonte… é um bairro velho, com poucas mudanças.

Isso me fez refletir sobre as mudanças que me imponho! Comparei minha vida com a vida de pessoas “estáveis”, que moram no mesmo lugar a décadas, que se mantém em seus empregos a anos e vivem suas rotinas sem pensar em muda-las.

A maioria dos meus amigos nessa situação não está satisfeita mas não mudam… dizem que não tem tempo, que não tem como sair dessa situação, que não podem mudar porque construíram sua realidade daquela forma, que não veem saída!

Porém para mim, há sempre uma saída… há sempre um motivo para mudar… há sempre tempo para fazer! Porque busco formas melhores de viver, procuro a mim mesmo nas coisas que me comprometo e encontro meu propósito nas coisas que faço.

Quando percebo que não me encontro mais onde estou, faço a travessia! Ouso mudar e transformar minha vida no próximo nível de mim mesmo.

Haverá um momento em que você sentirá que seus “caminhos” já não o levam pra onde quer, que suas “roupas” já não bastam… e então saberá que é o momento da travessia.

Não é simples… pois requer escolhas! E escolher significa abrir mão das outras coisas… e pode ser doloroso, mas é a chave para a mudança. Você precisará abdicar de algo valioso para ter outro.

E valerá a pena?

Só você pode responder a isso!

Esta entrada foi publicada em Autoconhecimento e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *