Você tem desafios ou estresses?

Sabe quando você tem uma coisa pra fazer que está fora da sua rotina e que ocupará tempo, esforço e paciência? Como você encara isso?

Ao sentir-se obrigado a fazer pensa logo que é chato e que não gostaria de fazer ou que poderia estar aproveitando o tempo para resolver coisas mais “importantes”? E aí as ações que você toma para resolver são penosas e desinteressantes? Os efeitos colaterais irritam e as vezes frustram? Enfim, encarar essa coisa te causa estresse!

Ou você se sente compelido a resolver isso e encara com entusiasmo e focado até ter os resultados desejados?

Podemos chamar essas “coisas” de desafios!

Desafio é qualquer coisa que te coloque em ação para fora de sua zona de conforto, que te tire da rotina e te obrigue a pensar diferente. Os desafios agitam o nosso mundinho morno e confortável e adiciona a necessidade de escolhas, decisões e ações!

Somos desafiados o tempo todo em nossa vida! Mas sempre podemos escolher não encarar o desafio. Então ele passa e você continua na sua zona de conforto tranquilo. As vezes escolhemos enfrentar desafios ,outras vezes somos obrigados a enfrentar levado pelas circunstâncias.

Todo desafio vai trazer enfrentamento. E o enfrentamento exige energia, tempo, atenção e criatividade.

Muitas vezes você quer o resultado do desafio… mas não quer o enfrentamento! Aí você tem estresse!

Mas existem desafios que você faz de bom grado, não é mesmo? São aqueles desafios que você encara com gosto e vê as coisas se resolvendo e se sente vitorioso no final! Todo esforço e tempo parece não ter sido tão desgastante, apesar de você ter colocado dedicação e foco!

Quando você assume o desafio, sua energia é canalizada para resolver o problema. Você aceita os efeitos e consequências das ações e encara com criatividade tentando achar o melhor modo de agir.

Já quando você resiste ao desafio, sua energia é baixa, suficiente para cumprir tarefas. Sua visão do problema é mínima (já que não quer se esforçar para enxergar o todo) e você tende a esperar comportamentos experimentados (vindo de sua zona de conforto). Quando as coisas não vão do jeito que você esperava, causa frustração e muitas vezes você insiste em comportamentos que não resolvem o problema.

Num desafio assumido, você aprende com o processo, a qualidade de suas ações são melhores (pois você está focado e dá seu melhor para resolver) e o resultado geralmente supera as expectativas iniciais.

Quando você resiste ao desafio os resultados são pobres e raramente você aprende algo diferente e sua experiência é frustrante.

Quando você assume um desafio provavelmente influencia outras pessoas envolvidas e ganha cooperação delas. Seu trabalho fica facilitado pela ajuda de outros e expande os resultados para além de você.

Se você resiste ao desafio, sua interação com outras pessoa é negativa, afastando pessoas que poderiam ajudar. As vezes seus colegas se sentem na “obrigação” de ajudar, mas não compartilham dos resultados.

O desafio pode ser o mesmo, mas depende de sua ATITUDE torná-lo uma experiência positiva ou um estresse.

Se por exemplo você levar seu filho para o shopping e ele faz aquele show na frente da loja de brinquedo ao ver um brinquedo que quer e você insiste em ir embora. Você pode encarar como uma “birra” e brigar com ele, carregá-lo no colo chorando… ou pode encarar como um desafio de aprendizado! Entender os motivos por aquele comportamento, mostrar-lhe a hora certa para ganhar coisas ou algo que seja oportuno para um aprendizado! Ambos vão gerar estresse e ambos são desafios… mas um tem resultado melhor que o outro.

Se você é desafiado no trabalho a desenvolver um projeto extra, que não está ligado diretamente a sua função! Você pode encarar como uma “obrigação” e fazer isso com pesar, reclamando de não ter tempo ou não ter ajuda de outras pessoas… ou pode assumir a responsabilidade por colocar o projeto no ar, acreditando nos resultados e nos benefícios que vai trazer ao seu setor ou área e interagir com entusiasmo com seus colegas e superiores, criando ações que o levem ao sucesso no empreendimento.

Uma sexta-feira você é “convidado” a fazer um churrasco na sua casa, pelos seus amigos. Ao aceitar, você encara um desafio! Se pensar que foi “obrigado” a fazer o evento, seus esforços para comprar as carnes, os acompanhamentos, preparar o ambiente e interagir com os amigos terá energia baixa e provavelmente demandará de um esforço muito grande de sua parte com efetividade mínima. Mas se assumir o “convite” com entusiasmo, pensando que será uma boa oportunidade de conviver com seus amigos, fará as tarefas com mais energia, chamará seus amigos para compartilhar as responsabilidades com alegria e o churrasco certamente será bem mais confortável e gostoso.

Atitude de assumir a responsabilidade!!!

Essa é a diferença!

Enfrente seus desafios, aceite-os e os assuma! Dessa forma ele não se tornará um estresse e suas energias estarão canalizadas para resolve-lo!

Esta entrada foi publicada em Autoconhecimento e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *