Pra que ter metas?

Conheço algumas pessoas que criticam minha forma de organizar a vida. Dizem que planejo muito e tudo tem seu lugar e seu tempo. Dizem que minha vida é muito quadrada e sem espaço para as “surpresas da vida” pois tenho metas pra tudo.

Sinceramente, penso apenas que minha vida é produtiva e segue na direção que quero, com todas as emoções e surpresas que ela pode proporcionar. E isso que é importante para mim.

Mas essas criticas me fizeram refletir sobre uma questão central dessa discussão! Pra onde você está indo importa?

Para algumas pessoas, não importa! O importante é viver o momento, estar presente e aproveitar o que a vida tem a oferecer. “Carpe Diem” dizem esses!

Para outros, usar com eficiência suas próprias habilidades e talentos, ter resultados de sucesso na vida são o mais importante. Para essas pessoas o caminho escolhido importa! Tempo e energia precisam ser usados em algo que leve a algum fim!

Parto da premissa de que todos vivemos em sociedade, que interagimos com outras pessoas o tempo todo e que influenciamos e sofremos influência dos que estão ao nosso redor.

De uma forma reducionista, mas igualmente realista, as pessoas que preferem viver “o que a vida tem a oferecer” respondem aos acontecimentos de forma reativa, ou seja, alguma coisa o faz tomar uma atitude. Por outro lado, quem se preocupa em escolher seus caminhos e planejar sua caminhada agem de forma proativa, ou seja, realizam ações em direção ao caminho que quer. Isso me dá uma base bastante consistente para dizer que quem escolhe seus caminhos tem as rédeas de sua vida enquanto que os que não planejam seguem os que sabem pra onde ir.

A triste consequência disso é que pessoas reativas vivem para servir os que sabem pra onde vão!

Então o primeiro motivo para você ter metas é “ter as rédeas de sua vida”!

O modelo de pensar de quem sabe pra onde ir aciona um mecanismo muito poderoso na vida!

E esse mecanismo nasce de uma simples intenção!

Sabe quando você começa a namorar um carro? Passa a estudá-lo, a ver suas qualidades, versões, cores e modelos! Então de repente encontra na rua um monte desses carros!

O que houve? Antes era raro ver esses carros na rua, mas agora existe um em cada esquina!!!

Na verdade o seu cérebro começou a prestar atenção nesse carro, coisa que não fazia antes.

Nosso sistema de recepção (olhos, ouvidos, nariz, boca, pele) recebem muita informação do mundo externo… porém somente uma parte é processada pelo nosso cérebro! Ele filtra muita coisa que não nos interessa.

Mas ao mostrar a intenção sobre algo, o cérebro passa a buscar essa informação no nosso sistema de recepção!

A intenção de conhecer o carro atiça o cérebro a prestar atenção a ele!

Se tivermos intenção sobre coisas específicas, nosso cérebro automaticamente presta atenção às informações sobre isso!

Ao definir suas metas e traçar seus planos a partir deles você criar intenções em seu cérebro. Automaticamente informações sobre os assuntos de suas metas passam a ter prioridade. Seu cérebro passa a prestar atenção em tudo que diz respeito às suas metas!

Por exemplo, sua meta é chegar a diretor de uma multinacional em 10 anos! Quanto mais rico em detalhes for sua meta (qual o cargo, qual o perfil de diretor que você quer ter, como será a interação com a empresa, etc) mais coisas seu cerebro prestará atenção no seu dia a dia. De repente você notará diretores com esse perfil, notará empresas multinacionais que tenham a cultura do perfil de diretor que você imaginou. Você prestará atenção às pessoas que falam a respeito desse perfil e a esse tipo de cargo. Você mesmo falará mais sobre o assunto e se envolverá com pessoas que se interessam por isso.

E de forma automática você se cercará de pessoas que o ajudem a alcançar suas metas. E quanto mais detalhadas está a meta, mais pessoas você encontrará para ajudar na meta.

O segundo motivo para você ter metas é vivenciar o que é importante para você!

E pensando na questão de vivenciar o agora!

É extremamente importante! Afinal de contas é o único momento em que podemos viver… é agora que agimos no mundo, é agora que temos a oportunidade de mudar (ou não) nosso destino.

Mas viver o agora não exclui a capacidade de planejar o futuro nem tampouco invalida.

A diferença é que quem tem objetivos definidos e planos traçados vive o agora com propósito. Toda ação tem o gostinho de ser útil e a sensação de dever cumprido quando a terminamos com sucesso. Ter um propósito faz com que as coisas que fazemos tenha sentido e sejam sempre valiosas!

O terceiro motivo para você ter metas é ter a satisfação de viver um propósito!

Se pra você importa pra onde está indo, então vale ou não vale a pena traçar metas para sua vida?

Esta entrada foi publicada em Autoconhecimento e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *