Planejar não vai engessar sua vida

Muita gente faz cara feia quando falo sobre planejar a vida, traçar suas metas e fazer planos para o futuro!

Para mim, traçar planos e estabelecer metas fazem parte de minha vida a mais de duas décadas… começou no trabalho, quando tinha que seguir o planejamento da empresa ou um plano de projeto. Depois, com mais contato efetivamente em fazer projetos, passei a planejar meus projetos pessoais também. Começou com planejamentos simples como férias e estudos, depois o casamento, compra de carro, abertura e condução de empresas… Faço isso com muita naturalidade!

Então fiquei me questionando sobre o motivo das pessoas fazerem cara feia para planos!

Talvez o grande vilão seja achar que os planos se tornam scripts que você precisa seguir a risca para atingir um objetivo, que precisa cumprir todos os passos rigidamente, sem tirar ou acrescentar mais passos. A sensação é que você fica engessado nele e o resultado não é garantido.

Outra coisa que percebi sobre pessoas que não gostam de planos é exatamente essa questão da não garantia. Elas acham que o esforço de planejar não vale o risco de não acontecer.

A terceira coisa que percebi é exatamente o esforço de planejar! Muitas pessoas tem preguiça de planejar pois acham que é muito complexo ter que pensar no que pode ou não acontecer e que atitude tomar mais adiante.

A desculpa que muitos usam é que a vida não vai parecer “natural”!

Bom… o que digo para essas pessoas é que se você não sabe pra onde vai, qualquer caminho serve! E se você não tem as rédeas de sua vida, alguém as tem! Ou seja, se você não está fazendo coisas para te levar onde quer estar no futuro, alguém está lhe usando para realizar coisas para o caminho dele… se você não usa seu tempo para realizar suas coisas, alguém está usando seu tempo para realizar as coisas dele. E certamente essa pessoa sabe o caminho que quer percorrer e sabe onde quer chegar! Ele tem planos!!

Só isso já me faria pensar seriamente em fazer meus planos!!

Mas uma coisa mais importante acontece quando estabelecemos metas e fazemos planos! Nos tornamos mais conscientes do que queremos e de onde queremos chegar! Passamos a ter mais foco no que é importante e portanto temos mais critério para escolher.

Escolher é uma das atitudes mais difíceis para as pessoas hoje em dia! Nesse mundo congestionada de informações, temos a impressão que vamos perder algo se não prestarmos atenção a tudo. Mas essa impressão só nos torna mais indecisos e procrastinadores. Quando temos consciencia de nossos planos, temos critérios melhores para escolher o que é importante para nós.

Se não o convenci que fazer planos é bom para você, então gostaria de tentar desmistificar um pouco o conceito de plano.

Não pense no plano como um script rigoroso de uma peça de teatro… pense nele como guias que o orientam para onde você escolheu ir.

Pense nos planos como sua bússola. Eles lhe mostram a direção para onde você escolheu ir. Mas pense também que quanto mais detalhado é seu plano, mais inteligente é sua bússola, pois além de orientar a direção, pode indicar atalhos, problemas ocasionais, apontar encruzilhadas e até maus resultados secundários. As ações que você define fazer no plano são ensaios, mas não necessariamente devem ser executados na data e hora que foram definidos. Você pode incluir, tirar, adiar ou mudar qualquer ação que tenha previsto dependendo do que está vivendo no momento. Você pode até mudar os caminhos de um plano. O importante é que ele te leve para onde quer ir.

Há alguns anos atrás resolvi ir para Porto Alegre me associar a uma empresa de TI cujos donos eram queridos amigos do passado. Avaliei as oportunidades e decidi largar o trabalho que fazia em São Paulo e parti para o sul. Fiz um plano de 5 anos para essa oportunidade. Tracei metas de dobrar o faturamento em 2 anos e dobrar novamente em mais 2 anos. Fiz planos de me fixar na cidade com metas de comprar apartamento e rotinas de visita a meus familiares em São Paulo.

Porém em pouco menos de 2 anos percebemos (eu e meus amigos) que as minhas idéias não estavam se alinhando na empresa naquele momento e acabamos por dissolver a associação.

A consequência é que voltei para São Paulo e todos aqueles planos foram cancelados!

Mas isso não me fez mal algum, nenhuma contrariedade ou arrependimento! Quando olhava o mapa de metas já sabia de antemão o que poderia acontecer. Minha bússola indicava as consequências do caminho! Porém tudo que havia passado lá cumpria minha missão de ajudar pessoas e empresas a evoluir e se superarem e estava satisfeito por ter contribuído com meus amigos.

Chegando em São Paulo, depois de me estabelecer novamente, novos planos estavam no meu mapa de metas. Tudo que passei lá foi aprendizado e base para o que está acontecendo hoje.

Essa é a forma de encarar seus planos. No mínimo, você está preparado para as consequências de suas ações!

Quando seus planos estão alinhados com suas metas pessoais, seu propósito e sua missão, você pode modificá-los, revisar suas atividades e resultados e até mudar seus objetivos.

Planejar não vai engessar sua vida, só vai te dar mais foco!

Que tal fazer seus planos agora?

Esta entrada foi publicada em Autoconhecimento e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *