Faça a sua parte

 Uma conhecida da família, que mora numa cidade japonesa, contava sobre um evento que ocorreu com ela outro dia:

“Ontem estava em casa e percebi uma batida tímida na porta e fui ver o que era.

Havia um galão de água potável na frente da porta! Olhei para os lados e identifiquei o funcionário do serviço de saneamento e distribuição de água apressado, batendo na porta de cada vizinho e deixando um galão de água na frente.

Chamei-o para perguntar o motivo dessa entrega inusitada. Ele explicou que a companhia faria um reparo no encanamento da rua e teriam que fechar a água por 2 horas naquela madrugada, por isso estavam deixando o galão para não deixar as pessoas desassistidas.

Eu lhe agradeci e fiz menção de devolver o galão pois não sentia a necessidade daquela água, já que estaria dormindo no momento do reparo. Porém ele insistiu que ficasse com o galão dizendo que era direito dela. A companhia é responsável por entregar água de qualidade para a população e que era direito dela tê-la a hora que precisasse ou quisesse. Ele ainda, apontando para o envelope que vinha junto ao galão, disse que poderia ligar a qualquer momento se precisasse de mais.

Agradeci e o rapaz gentilmente se despediu e continuou suas entregas.

De madrugada constatei que funcionários mexiam nas tubulações na rua silenciosamente e fiquei pensando na diferença de comportamento no Brasil…”

Ela continua criticando as atitudes das empresas e políticos do Brasil e da cultura oportunista e baseada na vantagem pessoal. Coisas que estamos cansados de criticar e nos inconformar…

Mas queria chamar a atenção para outro ponto de vista!

Tradicionalmente, nas famílias japonesas que conheço, há uma frase muito falada pelos nossos avós e pais: “Faça a sua parte”!

Durante a minha adolescencia não entendia muito bem essa frase, dita principalmente em ocasiões em que havia impossibilidades que não dependiam de mim ou quando não me conformava com alguma situação. Muitas vezes essa frase me irritava! Pensava nela como uma frase de conformismo e limitação!

Mas hoje em dia compreendo de outra forma!

“Faça a sua parte” é ser parte da engrenagem da vida! A origem desse pensamento é o bem maior da comunidade ou da sociedade em que vivemos! Pensando dessa forma, fazer a sua parte é participar dessa engrenagem, agir em prol de todos, assumir que o bem de todos é o melhor que posso receber. Em troca, ofereço o melhor de mim para todos.

Esse é o espírito que leva um funcionário deixar galões de água na porta de cada morador. Há um sentido para isso!

Seu pensamento está em: A empresa tem a função de prover água potável aos cidadãos! Não podemos priva-los disso, então o galão é uma forma de manter a função!

E essa atitude de cuidado e preocupação gera do lado do cidadão um sentido de gratidão, que juntamente com a atitude de “faça a sua parte”, faz com que os cidadãos também cuidem do que é oferecido.

Penso que esse pedacinho de cultura é muito positivo e faço o possível para praticar!

Existem paradigmas fortes em nossa cultura ocidental que nos impelem ao individualismo e competição, dificultando crer que a prática do bem social nos trará algum benefício. Porém, algumas atitudes podem mudar a forma de encarar a vida mesmo sem ter essa forma de pensar!

Tenha propósito! Sua vida terá mais sentido quando colocar propósito em tudo que faz.

Seja grato! Vivemos em uma sociedade e dependemos uns dos outros para viver. Ter consciência dessa dependência e se sentir agradecido pelo que recebe dessa infra-estrutura trará gratidão coletiva em reconhecimento ao cuidado que você mostra.

Por fim, tente pensar no bem maior. Sei que é difícil quando vemos tantas injustiças e falta de respeito em nossa sociedade. Tenha em mente, um dia fará sentido viver assim!

“Faça a sua parte. Se todos fizerem a sua parte todos ganharão.”

Esta entrada foi publicada em Autoconhecimento e marcada com a tag , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *