É tempo de escolhas

Tenho ouvido muita gente falar que não consegue dar conta de tudo que precisa fazer. E se sente frustrada pois tem coisas que gostaria de fazer que não cabem mais no dia.

Muitas vezes o trabalho consome muito mais do que as pretensas 8 horas diárias, não só em horas de trabalho como também em energia e disposição. Então deixamos a academia de lado, deixamos de sair com os amigos, trocamos uma festa por algumas horas a mais na cama no fim de semana.

Ao mesmo tempo, há grande quantidade de coisas interessantes para fazer! Cursos, palestras, atividades em parques, festivais, feiras, eventos, tanta coisa para conhecer ao alcance da internet, uma variedade de livros disponíveis. Conhecer o mundo também está cada vez mais viável, tanto fisicamente quanto virtualmente.

Essa possibilidade de conhecer tudo e qualquer coisa causa também uma sensação de que podemos estar perdendo alguma coisa que ainda não conhecemos. Esse medo nos faz ficar abertos a qualquer coisa que apareça!

Mas estar aberto a qualquer coisa nos causa frustração! Pois não conseguimos fazer quase nada em meio a tantas possibilidades!

Essa sensação de estarmos perdendo alguma coisa ou estarmos cegos à alguma coisa que nos interessa faz com que evitemos a escolha.

Escolher significa também abdicar do que não foi escolhido! E por causa dessa sensação de perder algo, acabamos não escolhendo racionalmente. Queremos tudo, mas ficamos travados pois não conseguimos fazer tudo, então não decidimos o que fazer. A consequência disso é que a não escolha nos leva a trilhar o caminho dos outros, servindo de suporte para a jornada dos que escolhem.

E no final das contas nos sentimos perdidos, sem rumo, correndo mas sem sair do lugar.

Para quebrarmos esse circulo vicioso de querer tudo e por isso não escolher e em consequência não fazer, precisamos saber o que queremos de verdade!

E o que queremos de verdade? Você consegue ter essa resposta de forma clara?

Quem você quer ser daqui a 10 anos?

Que caminhos quer trilhar para chegar lá?

E quem você quer ser hoje que não está sendo?

O que você precisa para trilhar esse seu caminho?

Responder essas perguntas faz com que você se foque no que é importante para você!

E é esse o seu divisor, seu juiz!

Quando você sabe o que é importante, suas escolhas são mais fáceis. Sua vida terá mais foco e sentido. Suas escolhas serão produtivas e gerarão resultados!

Seu destino é traçado nos momentos de decisão! Então saiba o que é importante para você e faça a escolha! Não deixe que decidam por você! 

Esta entrada foi publicada em Autoconhecimento e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *