Qual a cura do medo?

Aos vinte anos estava feliz com minha primeira empresa. Era uma empresa de organização de festas infantis e estávamos na crista da onda da novidade para as famílias de classe média. Estávamos sempre lotados e inovando sempre.

Mas praticamente todos os dias tinhamos medo! Medo da festa não corresponder às expectativas, medo de aumentar a operação, medo de contratar mais gente, medo de tomar mais risco pela exposição, medo de comprar mais equipamentos… mas sempre o enfrentávamos e seguimos em frente.

Mas uma vez esse medo chegou ao auge na época!

Eu e meu sócio costumávamos conversar sobre abrir novas frentes, fazer eventos corporativos e até mesmo grandes festas de casamento. Mas na minha cabeça eram sonhos. Nós estávamos lotados de eventos, não teria como operacionalizar uma coisa que nem conheciamos direito.

Mas um dia meu sócio entra na minha sala e senta-se na minha frente olhando fixamente nos meus olhos. Ele parecia um misto de desespero e euforia (ele era meio maluco, então isso não me surpreendeu muito). Mas quando disse: “vamos fazer a festa do dia das crianças da TAM”, eu ri, incrédulo.

Mas quando percebi que ele falava sério, fui eu quem ficou com aquele olhar de desespero misturado com euforia! Sabia que era um marco a ser ultrapassado e estava se realizando, mas também todos os medos do incerto afloraram!

Mesmo com pavor, fizemos nosso trabalho. Estudamos, pesquisamos, contratamos, fizemos uma operação monstro e criamos um evento para mais de 500 pessoas no ginásio da TAM e sustentamos uma festa por mais de 10 horas com dezenas de personagens infantis circulando pelo evento e shows acontecendo no palco. Distribuímos brindes e brinquedos para todas as pessoas que compareceram.

O resultado desse evento foi o fechamento da festa de natal da VASP e ALCOA!

E o medo? Não existia mais! Só restou confiança e a certeza que este era nosso novo mercado!

Percebe o que acontece com nossos medos?

Eles podem ser muito grandes, pavor mesmo!

E instintivamente nós temos duas saídas quando estamos com medo: fugir ou lutar.

Quando evitamos aquela situação que nos dá medo, estamos fugindo. No fundo, estamos nos acomodando na nossa zona de conforto e deixando aquela situação ir embora. E sabe o que acontece? Nada! Você não muda nada em sua vida!

Mas quando enfrentamos o medo, agindo sobre a situação que nos amedronta, estamos lutando. E acontecem duas coisas nesse momento: buscamos recursos internos que não usamos geralmente e criamos uma solução que não havíamos pensado antes. E depois que enfrentamos a situação o medo desaparece!

Mas sabe o que aconteceu na verdade? Você ampliou sua zona de conforto! Foi criativo ao encontrar uma solução nova e experimentou uma habilidade ou talento que não tinha experimentado antes! E isso faz com que você cresça!

A próxima vez que você enfrentar essa situação, provavelmente não haverá medo, pelo contrário, você nem reconhecerá como uma situação de medo mais!

Isso acontece até nas pequenas coisas… experimente! Perceba-se na situação de enfrentamento. Depois veja como será das próximas vezes que estiver frente a mesma situação.

E lembre-se, a cura do medo… é a ação!

E o resultado é crescimento!

Esta entrada foi publicada em Autoconhecimento e marcada com a tag , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *