Seu tempo é de qualidade?

“Não tenho tempo! Falta tempo! Não dá tempo!”

São frases que tenho ouvido com freqüência e em geral soam inconformadas ou em tom de lamento. Mas no fundo, há uma pitada de sentimento de alívio – já pensou nisso?

O seu tempo está preenchido com o que realmente importa?

Vamos fazer uma reflexão:

Pense em algo que você realmente gosta de fazer e quer fazer esse fim de semana! O que vai impedí-lo de fazer? Provavelmente você vai “dar um jeito” para que aconteça, certo? Até a recusa de outros compromissos lhe parecerá mais autêntica e leve. É motivador, lhe dará prazer e no final ficará satisfeito de tê-lo feito!

Agora pense em um compromisso de trabalho, ou um compromisso obrigatório de família, ou numa aula da escola. Qual o seu estado mental quando realiza esse compromisso? No mínimo é indiferente em termos de sentimento, não é mesmo? Se houvesse oportunidade de trocar tal compromisso por outro, você o faria com facilidade, certo? As vezes a sensação ao finalizar o compromisso é de cansaço, frustração ou de perda de tempo?

Aí nós procrastinamos, adiamos, criamos outras atividades inúteis para justificar o adiamento, nos “damos um tempo” olhando facebook, e-mails e sites de entretenimento pois o trabalho está muito estressante e chato… enfim, enchemos nosso dia de adiamentos!

Agora, olhando para essas duas situações, qual a diferença fundamental?

A primeira você quer que aconteça! Você tem um propósito pra ela! Você tem expectativas boas sobre o que acontecerá! Em outras palavras, você vai aproveitar seu tempo!

A segunda refere-se a atividades que foram “colocadas” na sua agenda. Algumas tem objetivos claros, mas que não são de seu interesse direto. Outros compromissos você nem sabe porque está envolvido.

Eis ai um grande motivo para ser difícil gerenciar nosso tempo! Aquele tempo não é seu. A reunião é de trabalho, a aula é da faculdade, a reunião é da família, o aniversário é da cunhada, o relatório é do projeto…

Quando realizamos uma atividade que o motivo não faz parte de onde queremos chegar ou do que somos, dificilmente teremos motivação e dedicação igual a atividades em que nos realizamos.

Mas se olharmos tais atividades com outros olhos? E se o relatório do projeto serve para aprimorar minhas capacidades de gestão? E se a reunião for importante para estreitar os laços da equipe para um trabalho mais eficaz? E se a aula é importante para elaborar meu conceito sobre o assunto x? E se a reunião de família será importante para ratificar meu amor pelos meus pais? E se o aniversário da cunhada é um meio de estreitar mais os laços com meu irmão?

Se você tiver um senso de propósito, saber o que é e onde quer chegar (veja o post “Sem tempo pra nada? Talvez administrar o tempo não seja a solução”) poderá escolher conscientemente o que fazer com seu tempo, tanto escolhendo e recusando o que fazer como dando sentido ao que precisa ser feito!

Aproprie-se de seu tempo! Não deixe que o tempo se aproprie de você!

Esta entrada foi publicada em Autoconhecimento e marcada com a tag , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *