A melhor semente

Quando você está num ambiente em que quer crescer ou que quer se sentir bem, como por exemplo sua escola, seu trabalho ou até mesmo sua casa, você pensa em como melhorá-lo para que se sinta melhor? Ou só reclama e se lamenta de ter que conviver nessa ambiente?

Navegando pela Internet li um artigo cujo título é “Compartilhar para crescer”, em www.criatividadeaplicada.com, escrito por Jairo Siqueira, que fala sobre um assunto que gosto de ter sempre presente comigo: que a mentalidade do compartilhamento potencializa o crescimento muito mais que a mentalidade da retenção e segredo individual.

Ele cita um trecho do livro “How to Talk Well” de James Bender, que conta a história de um fazendeiro de Indiana (Estados Unidos) cujo milho já ganhara o “blue ribbon” da feira do Estado por anos a fio. Certo dia um repórter fez uma interessante descoberta durante a entrevista com o fazendeiro: ele dividia suas sementes de milho com seus vizinhos.

O repórter pergunta como ele pode compartilhar suas melhores sementes com seus vizinhos se eles são seus concorrentes todos os anos na feira?

O fazendeiro responde: Porque, senhor? Você não sabe que o vento pega o pólen do milharal e espalha de lavoura em lavoura? Se meus vizinhos cultivarem milho inferior, a polinização cruzada certamente vai degradar a qualidade do meu milho. Se pretendo cultivar um milho de qualidade, eu tenho que ajudar meus vizinhos a cultivar um bom milho.

Este fazendeiro tem consciência das conexões que existem além do primeiro plano imediato. Ele entende que só pode melhorar se os seus vizinhos melhorarem. Não há como suas sementes sozinhas produzirem bom milho se há interação com outras lavouras. Assim como não somos capazes de vivermos bem se nossos vizinhos não estão bem. Nossos resultados seriam muito melhores se todos que trabalham juntos tivessem bons resultados, você só consegue paz na sua casa se sua família estiver em paz.

Seguindo essa linha, numa comunidade, se cada um contribuir da melhor forma para a melhoria dela, cada membro dessa comunidade se fortalece, absorvendo a sua maneira a experiência, e reciprocamente, compartilha seu melhor resultado, contribuindo para a melhoria dos demais, continuamente. Essa maneira de agir fortalece cada membro e cada membro fortalece a comunidade, de forma dinâmica e orgânica.

Esse espírito de contribuição, que já é comum no mundo virtual, precisa ser mais praticado no mundo real.

Pode ser que em seu ceticismo, veja essa questão como ingênua e até descabida num mundo competitivo e individualista. Porém, existe um equilíbrio na competitividade. Afinal não há competição se não há com quem competir, não há vencedor se não existe o que vencer. E por outro lado, vencer juntos é muito mais glorioso que vencer sozinho. A vitória só tem gosto se compartilhada com alguém… e quão grande é o valor em compartilhar com quem fez parte dessa vitória?

Então acredito que, nos afastando do radicalismo individual, nos aproximamos dessa mentalidade de contribuição, de compartilhamento, de abundância e de reciprocidade, podemos crescer juntos!

Claro que quando você começar a agir dessa forma, a resposta das outras pessoas pode não ser imediata. Mas se você for verdadeiro em sua contribuição sem esperar nada em troca, logo a reciprocidade acontecerá.

Então mais uma vez a pergunta. Qual a melhor semente que você vai dividir com seus vizinhos, amigos, colegas, empresas, comunidades que vai ajudá-los a melhorar?

Esta entrada foi publicada em Autoconhecimento e marcada com a tag , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *