Você está presente em sua vida?

Uma amiga, num churrasco divertido e engraçado, cheio de pessoas legais, estava sentada num banco um pouco afastada das outras pessoas.

Aproximei-me dela e perguntei se havia algo errado. Ela, com olhar angustiado, foi logo dizendo que seu filho estava no aeroporto, indo fazer sua primeira viagem para a Europa.
Eu lhe dei um abraço, felicitei-a e disse que ela devia estar orgulhosa e feliz por seu filho!
Mas não era essa a expressão dela! Começou a falar de sua angústia – e se estiver muito frio lá, e se acontecer algo no avião, e se ele passar mal na viagem, e se o avião cair, e se ele descer no aeroporto errado, e se ele não encontrar o hotel, e se ele se perder pela Europa…
Ela realmente estava vivenciando essa angustia toda naquele momento!
Perguntei a ela se aquilo estava acontecendo na realidade.
Ela foi me dizendo que nada aquilo estava acontecendo, mas que ela se preocupava se acontecesse.
Então perguntei o que ela faria se acontecesse?
Ela disse que enlouqueceria!
Então perguntei de que adiantaria enlouquecer?
Ela me disse que não sabia… que simplesmente ia querer morrer!
E então perguntei como ela poderia ajudar seu filho enlouquecendo ou morrendo?
Ela nada disse…
Então continuei a indagar… Se eu ligar para o seu filho e dizer que você está aqui angustiada, quase branca de nervosa, achando que ele vai ter problemas na viagem… o que ele vai achar?
Ela imediatamente ergueu os olhos e pediu que não o fizesse pois o filho nunca deveria saber disso!
Perguntei o motivo.
Ela disse que esses pensamentos deixariam o filho mal e ele até ficaria bravo com ela.
Falei então para ela: Percebe o quanto esses seus pensamentos fazem mal? Está angustiada remoendo situações que nem aconteceram e que provavelmente nem acontecerão. E o pior… você nem está se preparando para esses eventos pois se acontecerem você vai “enlouquecer”. Imagine se alguma de suas hipóteses acontecer! Seu filho está com problemas lá na Europa e você enlouquece… agora serão dois que precisarão de ajuda!
Agora imagine o mal que seria para seu filho, se soubesse que você está aqui angustiada por ele. Você acha que ele viajará em paz? Você acha que ele vai curtir plenamente tudo que ele poderia vivenciar lá?
E o mais importante… você não está aqui conosco, nesse churrasco divertido com todos seus amigos! Está aí dentro de si, em algum buraco de angustia remoendo situações imaginárias.
Se estivesse aqui conosco, se divertindo, convivendo com seus amigos, se energizando e tornando seu espirito forte, essa angustia não existiria, certo?
É porque ela não existe mesmo! Só está na sua cabeça. E daqui a algum tempo vai desaparecer! E qual a consequência disso? Você não viveu o momento presente. Você não esteve no churrasco conversando com fulana e beltrana. Não esteve apreciando a comida que está sendo servida nesse momento. Não terá sentido os cheiros, os sabores, a brisa, a fumaça. Só esteve dentro de você isolada.
Mas sabe o que é mais importante de você estar presente no momento em que está vivendo, no “momento presente”?
É o nível de consciência que você tem sobre suas decisões e seus caminhos. Quanto mais presente estiver melhores serão as informações que você vai captar do momento, melhores serão suas decisões. Estar presente faz com que você aja com mais assertividade.
Estar presente economiza energia – pois você não se desgasta em batalhas internas de desgostos, angustias e tristezas. Sua energia está pronta para ser usada no momento presente.
Estar presente aumenta sua interação com o mundo e possibilita que cada momento seja uma oportunidade de aprendizado.
Então se você for uma pessoa presente no momento em que se despediu de seu filho no aeroporto, teria a oportunidade de se sentir orgulhosa pelo desafio dele. E teria a oportunidade de compartilhar da alegria e excitação dele pela viagem!
Estar presente faz com que, num momento de dificuldades, você tenha a oportunidade de agir com toda energia para ajudar efetivamente.

Estar presente é viver…
Evite estar no futuro pensando em situações hipotéticas, evite estar no passado imaginando como seria se fosse como antes, evite ansiar estar em outro lugar enquanto está neste. Em todas essas situações você estará estagnado no seu viver, vivenciando seu mundo de fantasia andando sem sair do lugar.

Sempre que possível, esteja PRESENTE! Aqui e agora é onde você deve estar!

Esta entrada foi publicada em Autoconhecimento e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *