Sem tempo pra nada? Talvez administrar o tempo não seja a resposta!

Vivemos num mundo acelerado, onde a informação é farta e quase infinita, os meios de acesso são cada vez mais facilitados e baratos, a comunicação entre as pessoas e empresas está cada vez mais rápida e imediatista. Isso tem criado muita ansiedade nas pessoas, ânsia em absorver tudo que lhe cai nas mãos, ânsia por estar atualizado, ânsia por respostas rápidas, ânsia por caminhos facilitados! E em consequência disso, queremos fazer muitas coisas!

Só que tem um problema. Existe uma constante (sem entrar em questões cientificas) chamada tempo! Este é um limite incontestável e intransponível.

E todas as coisas que queremos fazer levam tempo. Então é só uma conta matemática para saber o quanto de coisas você pode fazer no dia (24 horas no máximo! – ah! não esqueça que você tem que dormir, comer, “ir no banheiro”, tomar banho, vestir-se).

E você sabe quais são essas centenas de coisas que você quer fazer?

Ah! Você tem uma lista de coisas que quer fazer!! Isso é ótimo!

Por que não põe em prática?

É porque existe um concorrente para essa lista!! As emergências e urgências!! Não é raro no trabalho pedirem urgência em alguma tarefa! Ou alguém chegar com aquela cara de “terror” pedindo sua ajuda para uma emergência. O que pode acontecer em casa também! Coisas quebram, param de funcionar. Família e amigos precisam de ajuda urgente!

E enquanto você vai atendendo essas coisas urgentes e emergenciais seu tempo vai sendo usando!! E o que sobra?

As vezes no final do dia, não sobra tempo pra sua lista!!

Aí as pessoas falam em gerenciar o tempo, planejar as atividades, fazer planos, sonhar!!!

Quando??? Se não se tem nem tempo pra fazer coisas de uma simples lista de intenções (que a gente faz na correria porque alguém falou que é uma boa forma de gerenciar o tempo)?

O problema aqui não é a gestão do tempo ou as técnicas…

As técnicas partem do pressuposto que você sabe o que quer gerenciar.

E o tempo não se administra, não se gerencia. Ele é uma constante inexorável grudada em qualquer coisa que você faça.

O que você deve gerenciar é você mesmo!! Pra isso responda as questões:

Primeira questão! Você sabe pra onde vai? Sabe onde quer chegar?

Porque sem saber a direção, qualquer caminho serve, certo? Então você pode fazer qualquer atividade!!!!

Segunda questão! Quais são seus objetivos? Quais são suas metas?

Porque sem foco, a nossa energia pode ser usada pra qualquer coisa, certo? Então qualquer atividade serve!!

Terceira questão! Quais são seus critérios para tomar uma decisão? Se você não os tem, então qualquer decisão é válida, certo? Aí você aceita qualquer atividade!!

E agora o mais importante! Quem é você? O que você valoriza? Quais são seus princípios?

E se esse questionamento for mais a fundo… Pelo que você luta? Qual a marca quer deixar no mundo depois que se for?

Mas se você sabe pra onde vai (DIREÇÃO), concentra sua energia no que interessa (FOCO), e sabendo quem é (CRITÉRIO) você pode tomar DECISÕES!

As escolhas são suas! Dizer NÃO é uma opção!

Com isso, lista começa a fazer mais sentido, as coisas agora tem um porquê. Agora você sabe o que é importante. Muita coisa urgente não será mais urgente, pois seu foco e direção poderão antecipar urgências.  Emergências são uma escolha também. Você pode escolher fazer ou delegar… ou até mesmo recusar (baseado em seus princípios e valores).

Prestando atenção em suas próprias ações e com uma visão mais ampla de quem é você, é possível gerenciar a nós mesmos, gerenciar nossas escolhas!

Fácil né?

Chegar a esse ponto realmente dá algum trabalho. Mas depois que você tem essa organização em si, tudo flui mais fácil. Suas decisões ficam mais estruturadas e orientadas aos seus objetivos automaticamente.

Não posso deixar de citar que gerenciar a si mesmo envolve cuidar da saúde, do corpo, da mente, do coração (emoções) e do espírito! Não há como manter o foco e a direção, tomar decisões com critério certo se estamos esgotados fisicamente ou emocionalmente, se nosso espírito não está em paz! Tudo faz parte de uma coisa só! Você!

Comece a se conhecer! O tempo pode correr a seu favor!

Esta entrada foi publicada em Autoconhecimento e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *